O Dr. Daniel Oliveira Reis foi convidado a participar no programa televisivo “Médico da Casa”, da SIC Mulher, apresentado pelo Dr. Almeida Nunes, que foi para o ar no dia 18 de Novembro. No contexto do movimento Novembro Azul, que visa a sensibilização e tomada de consciência da saúde do homem, o tema abordado foi o cancro da próstata.

O programa focou-se em diferentes pontos relativos ao cancro da próstata, nomeadamente nos sintomas que levam ou não os homens a procurar o médico, e nos exames necessários ao diagnóstico, como a biópsia prostática, e ao estadiamento, isto é, para avaliar se a doença está localizada ou se se estende a outros órgãos. Foram também abordados diferentes tratamentos possíveis do cancro da próstata localizado, que devem ser adaptados ao paciente, à sua doença, e à sua vontade. Considero fundamental conjugar todos estes fatores para o exercício de uma medicina personalizada e de precisão.

A mensagem mais importante a reter é que o rastreio do cancro da próstata deve ser realizado por todos os homens, mesmo sem sintomas, desde os 45 anos, para permitir uma detecção precoce. Isto é fundamental pois, apesar de não existir forma de prevenir esta doença, o diagnóstico atempado pode permitir a realização de tratamentos menos invasivos e conferir um melhor prognóstico aos pacientes.

 

 

 

https://sic.pt/