- Home
- Tratamento Trimodal no Cancro da Bexiga
Tratamento Trimodal
O que é?
A terapêutica trimodal no cancro da bexiga consiste na associação de ressecção transuretral da bexiga (cirurgia através da uretra, podendo ser necessário mais do que um procedimento para ser completa), seguida de quimioterapia e radioterapia.
Embora não existam ainda estudos comparativos com resultados consistentes, em casos seleccionados, a terapêutica trimodal pode ser considerada como a alternativa à cirurgia radical de remoção da bexiga (cistectomia radical), que é o tratamento comprovado mais eficaz para o tratamento do cancro da bexiga com invasão do músculo.
A principal vantagem da terapêutica trimodal é manter a bexiga.
No entanto, deve ser tido em conta que, em vários casos, a bexiga pode ficar com capacidade diminuída e resultar na necessidade de urinar com muita frequência. Por outro lado, a eficácia oncológica a longo prazo da terapêutica trimodal ainda se encontra em estudo.
Para ser utilizada com segurança, a terapêutica trimodal implica um seguimento regular apertado, com realização periódica de cistoscopias, TACs, consultas e eventuais RTU-Vs.
Quando, durante o seguimento da terapêutica trimodal, se identifica um reaparecimento ou progressão do cancro da bexiga, tem de ser considerada como primeira opção a cistectomia radical (remoção completa da bexiga).
