Com regularidade os Urologista de Cambridge promovem encontros dirigidos aos seus especialistas, sendo o seu promotor o Dr. Laurian Dragos, entusiasta de técnicas minimamente invasivas. O conceito destes encontros é a revisão de conteúdos práticos para urologistas e académicos. O Dr. Daniel Oliveira Reis foi convidado a realizar a palestra intitulada “A Short Video Review of Some Tips & Tricks in Laparoscopic Urological Surgery”.
Nesta sessão foram abordados os temas da abordagem minimamente invasiva do tratamento da litíase urinária e da laparoscopia. Esta última, foi a precursora da cirurgia minimamente invasiva de cirurgia tradicionalmente feita por via clássica, com uma grande incisão. A laparoscopia, ou videoscopia de forma mais lata, permitiu com pequenas incisões colocar uma câmara no interior do paciente, em cavidades virtuais (no caso da urologia falamos do abdómen e da bacia, ou pelve) e instrumentos miniaturizados, permitindo uma recuperação mais precoce e menores hemorragias nos pacientes tratados por esta via. Atualmente a cirurgia robótica, que é cirurgia laparoscópica assistida por robô, permite ao cirurgia instrumentos com maior liberdade de movimentos e melhor ergonomia, facilitando o seu trabalho na cirurgia minimamente invasiva.
A palestra permitiu percorrer a maioria das cirurgias laparoscópicas urológicas, oncológicas e não oncológicas (com grande foco nas primeiras pela sua frequência), onde foram discutidos pormenores técnicos que possam ajudar os urologistas a considerar pequenas alterações à sua técnica para tentar melhorar os seus resultados, reduzindo complicações. No final houve uma discussão participada por alguns dos elementos presentes, levando à partilha de experiências dos participantes enriquecendo muito a sessão.

