- Home
- Braquiterapia
Braquiterapia
O que é?
A Braquiterapia é uma forma de tratamento com radioterapia utilizada em vários cancros. Consiste na administração de implantes radioactivos (também conhecidos como “sementes), com o objetivo de administrar radiação de forma localizada.
No caso do cancro da próstata, é utilizada na doença de baixo risco (ou intermédio baixo seleccionado), quando o volume da próstata não é muito significativo e quando não estão presentes muitos sintomas miccionais. Trata-se de um tratamento percutâneo, através da pele entre os testículos e o ânus, com colocação das “sementes” diretamente na próstata, tentando cobrir o maior volume possível do órgão, de forma a tratar toda a próstata.
Existe também a possibilidade, apesar de menos estudada, de o fazer de forma focal (apenas na zona afetada pelo cancro). Pode ser utilizada de forma isolada ou associada a radioterapia externa. Em urologia é utilizada no cancro da próstata
As vantagens principais são a necessidade de um internamento de curta duração (ou até realizado em ambulatório) e não ter incisões (tendo por isso uma recuperação precoce).
Como desvantagens, tem a possibilidade de não ser completamente eficaz a tratar a doença (se esta for mais agressiva do que o previsto), assim como a possibilidade de desenvolvimento de sequelas da radioterapia, como o agravamento dos sintomas urinários, o desenvolvimento de estenoses da uretra ou de cistite rádica.