Cistoscopia Flexível

O que é?

A cistoscopia flexível é um procedimento minimamente invasivo, que consiste na avaliação endoscópica, sob anestesia local, do aparelho urinário baixo (bexiga e uretra).

É utilizado um aparelho com cerca de 5 mm de diâmetro, maleável, com uma câmara e fonte de luz na ponta, que permite de uma forma “simples e rápida” fazer diagnósticos que necessitam de tratamento atempado.

Quem deve fazer?

Há diversas razões para a realização de uma cistoscopia flexível, sendo o cancro da bexiga uma das mais comuns. Este procedimento está especialmente indicado para pessoas que apresentam sintomas como sangue na urina, ardor ao urinar, aumento da frequência urinária (“ir muitas vezes”), urgência urinária intensa (“ter de ir a correr”), dificuldade em urinar ou retenção urinária, e dor na região suprapúbica, retal ou perineal. Além disso, é recomendado para aqueles sob vigilância após um diagnóstico prévio de cancro da bexiga.

Para que serve?

A cistoscopia flexível é o exame principal no diagnóstico do cancro da bexiga e da uretra pois a visualização direta é superior a qualquer exame de imagem (ecografia, TAC ou ressonância magnética). Também serve para remoção de cateteres duplo-J (ou stent ureteral), estudo da uretra, obstrução prostática ou litíase. É ainda frequentemente utilizada para investigar causas de sangramento urinário, infecções frequentes, dor na bexiga, dificuldades urinárias, e para verificar anomalias encontradas em exames de imagem.

Marcar Consulta

Porque fazê-lo
connosco?

Temos uma vasta experiência no Instituto de Urologia Oncológica, com centenas de procedimentos realizados, tanto com o intuito de diagnóstico de cancro da bexiga e uretra, como para várias patologias benignas do aparelho urinário.

Marcar Consulta

Cuidado

Dedicamos o tempo necessário, sem pressa, respeitando plenamente cada indivíduo que realiza o exame, assegurando uma experiência confortável.

Rapidez

Exames realizados na própria consulta, com disponibilidade imediata, para sua maior conveniência e eficiência no diagnóstico.

Disponibilidade

Conte com uma equipa disponível e acessível para um acompanhamento cuidadoso e personalizado no pós-procedimento. Estamos ao seu lado em cada etapa

Se tem sangue na urina ou suspeita de cancro na bexiga, marque já a sua consulta. Esteja atento.

Marcar Consulta

Perguntas frequentes

Consulte mais informação sobre a cistoscopia flexível. A nossa equipa médica está também disponível para esclarecer todas as suas questões numa consulta de avaliação. Fale connosco.

A cistoscopia é um exame que consiste em ver a bexiga e a uretra por dentro, com uma câmara na ponta do aparelho. Utilizamos um aparelho flexível pelo conforto que proporciona ao doente e tornando o exame simples, com anestesia local, e rápido. Este exame permite encontrar cancros ou lesões pré-malignas da bexiga ou uretra; observar o crescimento interno da próstata e avaliar obstruções por algum aperto; encontrar cálculos (pedras) urinários; e avaliar alguma inflamação que possa justificar as queixas do paciente.

A cistoscopia não é dolorosa mas pode ser algo desconfortável. Como é realizada com anestesia local, esperamos alguns minutos para que a anestesia faça efeito, e depois utilizamos um aparelho flexível, sendo o desconforto mínimo. Vai sentir algum ardor durante a colocação do gel anestésico e durante o procedimento, e pode sentir ardor ao urinar durante um dia na maioria dos casos. Por vezes pode prolongar-se um pouco mais, com melhoria gradual e normalmente rápida.

É um procedimento minimamente invasivo. Se for aplicado anestésico local na uretra e se esperar o tempo necessário para este fazer efeito, o exame é confortável e demora aproximadamente 5 minutos.

A cistoscopia é realizada sob anestesia local, e estará sempre acordado durante este procedimento. Não é necessária anestesia geral, raqui-anestesia (semelhante a epidural) ou sedação para este exame. Só é necessária anestesia local. Pode ser feito com sedação, nos casos infrequentes em que não se tolere o procedimento.

Este exame não necessita de jejum; nem deve estar em jejum. Normalmente não necessita de parar medicação que faz o sangue mais fino, mas deve sempre ser discutido previamente ao exame pois nalguns casos essa suspensão pode ser necessária. Necessita urinar para tentar esvaziar a bexiga quando chegar para realizar a cistoscopia flexível. Isto porque durante o exame é colocado alguma quantidade de soro fisiológico para permitir uma melhor visualização. Em casos muito selecionados pode ter de tomar um antibiótico antes da cistoscopia flexível (a ser definido pelo médico urologista).

Este exame diagnóstico é relativamente rápido e conveniente, não requerendo internamento. Em média tem uma duração de aproximadamente 5 minutos de exame (e cerca de 10 minutos para preparação já no gabinete, nomeadamente desinfecção e preparação do material.)

Os riscos da cistoscopia são de hemorragia pela uretra ou na urina e pode ocorrer uma infecção urinária. Se tiver muita dificuldade em urinar previamente ao exame pode acontecer que ela piore ou melhore após o mesmo. Estes riscos são baixos mas existem.

Este exame diagnóstico é rápido e conveniente, não requerendo internamento. Com uma duração de aproximadamente 5 minutos, não exige jejum nem a suspensão de medicação, sendo completamente ambulatório.

Normalmente retoma as suas atividades normais a seguir ao exame. Os riscos da cistoscopia são de hemorragia pela uretra ou na urina, que normalmente resolve com a ingestão de água; pode ocorrer uma infecção urinária, sendo rara, pode necessitar tomar antibiótico; se tiver muita dificuldade em urinar previamente ao exame pode acontecer que ela piore ou melhore após o mesmo. Estes riscos são baixos mas existem. Normalmente sente um ardor nas primeiras 24 horas após o exame que desaparece, estando pronto a fazer a sua atividade diária normal ainda no dia do exame.

No pós procedimento deve beber água moderadamente e evitar esforços físicos intensos durante 1 a 2 dias. Deve urinar após terminar o exame e antes de ir embora, conforme indicação da equipa durante o mesmo. Estando tudo bem no fim do exame, conforme validado pela equipa médica e de enfermagem, não tem restrições de atividades diárias nem alimentares.

Neste exame é possível ter o relatório ainda no dia do mesmo; consoante disponibilidade, logo no fim do mesmo ou umas horas após – será informado mal esteja disponível. Normalmente não são realizadas biópsias durante uma cistoscopia flexível. Em casos em que isso possa acontecer, o resultado da biópsia estará disponível em 5-7 dias úteis.

No pós procedimento deve beber água moderadamente e evitar esforços físicos intensos durante o dia do exame, e por vezes no dia seguinte. De resto pode realizar as suas atividades normais.

A cistoscopia pode ser evitada em alguns casos se, após revisão das imagens, o diagnóstico de neoplasia da bexiga for claro. Nesse caso pode-se passar diretamente para a Resseção Transuretral da Bexiga.

Toda a evidência científica indica que é obrigatória a vigilância com cistoscopia pois é o exame que permite identificar mais cedo um reaparecimento e por isso permite tratar em fases menos avançadas da doença e com melhores resultados.

Historicamente, os aparelhos eram maiores em diâmetro e não eram flexíveis. Ainda existem aparelhos rígidos, mas que são cada vez menos utilizados em contexto de ambulatório.