Imunoterapia

O que é?

A imunoterapia é uma abordagem terapêutica que usa o próprio sistema imunológico do paciente para combater o cancro. Efetivamente, em muitos casos, as células tumorais desenvolvem mecanismos para evitar que o sistema imunitário do paciente as destrua. A imunoterapia atua através da estimulação do sistema imunológico, de forma que este reconheça e ataque as células cancerígenas.

 

Habitualmente, a imunoterapia é utilizada se a doença estiver numa fase avançada e disseminada, com o objetivo de controlar a doença e melhorar os sintomas da mesma. Em alguns casos, a imunoterapia tem até conseguido provocar uma resposta completa, que pode protelar a necessidade de tratamentos adicionais por períodos consideráveis.

Tendo em conta os resultados muito favoráveis, a imunoterapia tem sido estudada em associação a outros tratamentos (como cirurgia, radioterapia ou outros tratamentos sistémicos), de forma a melhorar os resultados.

 

Tratando-se de um tratamento sistémico, com efeitos em todo o corpo, e tendo em conta que atua através da estimulação do sistema imunitário, a imunoterapia está frequentemente associada a alguns sintomas, que em muitos casos são semelhantes a infeções virais.

A imunoterapia tem sido extensamente utilizada no tratamento do cancro do rim avançado, tendo efetivamente revolucionado o seu tratamento, dado que conseguiu aumentar de forma significativa a esperança de vida e a qualidade da mesma. Atualmente, a imunoterapia constitui o pilar central do tratamento do cancro do rim metastizado, nomeadamente através da associação de dois fármacos com mecanismos de ação complementares.

 

No que concerne ao cancro da bexiga, a imunoterapia tem também um papel muito relevante, nomeadamente na doença disseminada, com grande destaque para os doentes que não podem receber quimioterapia.