Quimioterapia

O que é?

A quimioterapia é um tratamento que consiste na toma de medicamentos com o objetivo de destruir as células cancerígenas.

 

O objetivo deste tratamento é eliminar as células que se multiplicam mais rapidamente, sendo as células cancerígenas o seu alvo principal. Contudo, por ser um tratamento que ataca os mecanismos de multiplicação das células, e não é um tratamento de precisão, “ataca” também as células normais do corpo humano, nomeadamente as células que constituem o sangue, as da pele, das mucosas (o equivalente à pele nos órgãos internos), dos folículos pilosos (cabelo e pelos), etc.

São utilizados fármacos diferentes consoante o cancro a tratar. Pode ser feito em várias fases do tratamento e com diferentes objetivos e em diferentes cancros:

  • No cancro da próstata, a quimioterapia é utilizada quando o cancro está metastizado, associado a hormonoterapia, normalmente quando é em alto volume ou alto risco de agravamento rápido. Cada vez mais, a quimioterapia é utilizada em combinação com outros fármacos, atingindo bons resultados nessa fase da doença em termos de prolongamento de vida e melhoria da qualidade da mesma.
  • No cancro da bexiga que invade o músculo, mas que não está disseminado pelo corpo, a quimioterapia deve ser feita antes da cirurgia (neoadjuvante) para reduzir o tumor e eliminar pequenos números de células à distância. Neste contexto é realizada com o objetivo de cura da doença. Pode também ser realizada após a cirurgia (adjuvante) com o mesmo fim, ou como tratamento único em cancros mais avançados (paliativo).
  • Não é utilizada no cancro do rim pois não é eficaz
  • A quimioterapia é também utilizada no cancro do testículo de forma adjuvante (após a cirurgia de remoção do testículo/do cancro) com o objetivo de curar a doença, sendo eficaz na maioria dos casos.
  • É utilizada no cancro do pénis de forma adjuvante (após a(s) cirurgia(s) necessárias para o efeito), e se aplicável; pode também ser utilizada em contexto paliativo.
  • É utilizada nalguns casos de cancro da suprarrenal, de forma adjuvante ou paliativa.