- Home
- Tratamento Focal no Cancro do Rim
Tratamento Focal no Cancro do Rim
O que é?
Atualmente, a grande disponibilidade de exames complementares realizados por outros motivos veio aumentar a detecção incidental de nódulos renais.
Apesar de a grande maioria dos nódulos renais sólidos serem cancros do rim, alguns podem ser lesões benignas ou com baixo potencial de malignidade, nomeadamente quando se tratam de nódulos de pequena dimensão. Nestes casos, principalmente quando têm menos de 3-4cm de maior diâmetro, a taxa de crescimento é lenta e a probabilidade de metastização (disseminação
para outros órgãos) é reduzida.
Neste contexto, em pacientes com idade avançada ou outras doenças importantes, a terapêutica focal pode ser uma opção viável para os nódulos do rim. Com a indicação correta, e em casos seleccionados, os estudos demonstram que a terapêutica focal é uma opção oncolgicamente segura. Para realização com segurança de tratamento focal no cancro do rim, é importante realizar uma biópsia do nódulo, de forma a identificar lesões mais agressivas e que impliquem a realização de cirurgia.
O tratamento focal de pequenas lesões renais (até 3-4cm) pode ser realizado por crioterapia ou por radiofrequência. Apesar de estar associado a uma reduzida taxa de efeitos adversos, apresenta um maior risco de reaparecimento local e de disseminação da doença quando comparado com a cirurgia.
É importante perceber que, com a crescente utilização de técnicas minimamente invasivas, é cada vez maior a probabilidade de ser possível tratar os pequenos nódulos renais com preservação do rim e com poucos efeitos adversos, motivo pelo qual a opção do tratamento focal no cancro do rim, tem vindo a ser utilizada maioritariamente nos casos em que, pela fragilidade do paciente, a cirurgia não possa ser realizada.