Sangue na Urina

O que é?

Sangue na urina é um sinal de alarme que não deve ser ignorado.

A hematúria (sangue na urina), consiste na presença anormal de glóbulos vermelhos na urina, tornando a urina vermelha, ou apenas detetados através de análises de urina.

É recomendável procurar um médico, assim que identificar este sintoma, mesmo que seja o primeiro episódio. Tente identificar se o sangue na urina aparece apenas no início, no fim da micção ou na totalidade da urina. Estas informações irão facilitar o diagnóstico.

O que pode ser?

A presença de sangue na urina pode ser causada por várias doenças, ou ser sinal de condições mais graves, incluindo tumores na bexiga, nos rins, na uretra ou na próstata. É muito importante procurar um médico e realizar uma avaliação completa para determinar a causa e indicar o tratamento mais adequado.

  • Tumor da bexiga
  • Tumor do rim
  • Tumor do ureter ou da uretra
  • Tumor da próstata
  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Infeção urinária/cistite
  • Litíase renal (pedras nos rins)
  • Medicamentos ou alimentos
  • Patologia nefrológica (doença intrínseca do rim)
Marcar Consulta

O que pode ser?

A presença de sangue na urina pode ser causada por várias doenças, ou ser sinal de condições mais graves, incluindo tumores na bexiga, nos rins, na uretra ou na próstata por isso é muito importante procurar um médico e realizar uma avaliação completa para determinar a causa e indicar o tratamento mais adequado

  • Tumor da bexiga
  • Tumor do rim
  • Tumor do ureter ou da uretra
  • Tumor da próstata
  • Hiperplasia benigna da próstata
  • Infeção urinária/cistite
  • Litíase renal (pedras nos rins)
  • Medicamentos ou alimentos
  • Patologia nefrológica (doença intrínseca do rim)

O que fazer? Como diagnosticar?

Um sintoma pode ter muitos significados.

É muito importante procurar um médico e realizar uma avaliação completa para determinar a causa
e indicar o tratamento mais adequado.

PASSO 1

Sangue na urina
(visível ou em análise)

Pode ser diagnosticado de 2 maneiras: quando vê a sua urina ficar vermelha ou avermelhada; ou quando numa análise de urina são observados glóbulos vermelhos a mais – existe uma tira de teste rápido ou análise em laboratório de Urina tipo II.

PASSO 2

Ecografia aos rins, à bexiga (e à próstata nos homens)

Caso seja de fácil acesso, é um excelente exame de triagem, apesar de não excluir tumor em todos os casos se não se visualizar o mesmo. Serve também para avaliar outras causas de sangue na urina.

PASSO 3

Cistoscopia
flexível

É o exame certo para diagnosticar a causa de sangue na urina pois é necessário excluir tumor na bexiga. Permite observar com uma câmara o interior da bexiga e da uretra prostática e peniana.

Saber mais
PASSO 4

Uro-TAC

É um exame de imagem, com contraste, que permite visualizar o aparelho urinário, sendo o principal exame para avaliar o rim e os ureteres. Também fornece informação caso o problema seja na bexiga.

Pode realizar os exames Urina tipo II, as Ecografias e a Cistoscopia numa consulta no Instituto de Urologia Oncológica.
Podemos também ajudar a agilizar com maior rapidez, a marcação da Citologia Urinária e do TAC para sua maior conveniência.

Marcar Consulta

Se tem sangue na urina e nunca pesquisou a causa, marque já a sua consulta. Esteja atento.

Marcar Consulta

Perguntas frequentes

Consulte mais informações sobre ardor a urinar. A nossa equipa médica está também disponível para esclarecer todas as suas questões numa consulta de avaliação. Fale connosco.

Não. A presença de sangue na urina pode estar associada a várias condições e doenças, como infeção urinária, cistite, prostatite, pedras nos rins, etc. É por esse motivo que o diagnóstico de cancro é muitas vezes atrasado, precisamente porque pode estar também associado a estas doenças benignas. Sangue na urina pode ser cancro da bexiga até prova em contrário e tem de ser estudado. O objetivo da avaliação é determinar a doença, o local e a sua extensão.

Saber mais

Qualquer episódio de sangue na urina tem de ser investigado. Há uma tendência natural de negação, em que a não repetição dos episódios leva a pessoa a assumir que está tudo bem. Muitas vezes é uma oportunidade perdida para diagnosticar um tumor da bexiga em fase precoce onde os tratamentos são menos agressivos e o prognóstico é melhor.

Saber mais

Um dos atrasos mais comuns no diagnóstico do cancro da bexiga advém de se assumir que é “só” uma infeção urinária.

Esse tipo de medicação confere risco de sangrar mais facilmente. No entanto, tal não diminui a importância de identificar a causa da hemorragia, podendo até permitir fazer diagnósticos mais precoces, com melhores hipóteses no tratamento.

Nesse caso, faça um teste rápido para confirmar que é mesmo sangue. Existem outras causas que tingem a urina de vermelho ou cores semelhantes.